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The Titans
O t�tulo "The Titans" n�o diz respeito apenas a novos deuses mas a
todos os tit�s que podem ser constru�dos e controlados durante este jogo. Cada
cultura poder� construir uma unidade definitiva, um monstro gigantesco com
milhares de pontos de ataque, constru�do a pre�os exorbitantes. Uma vez
constru�dos, esses tit�s s�o praticamente indestrut�veis; exceto em
enfrentamento com outro tit�. O jogador pode construir um �nico tit�, mas basta
um para se conquistar o que se deseja.
Cada cultura tem seu tit� exclusivo. O tit� da Atl�ntida � Chthonian, um gigante
que mescla terra, magma e cristais; o tit� grego � um gigante com tr�s cabe�as
caninas, Cerberus; o tit� dos eg�pcios � H�rus, com a cabe�a do falc�o; e o tit�
dos pa�ses n�rdicos � Ymir, um gigantesco Troll empunhando um martelo de gelo.
Al�m das unidades, a Expans�o The Titans de Age of Mythology traz deuses
principais e secund�rios, novos her�is e unidades mitol�gicas. O principal deus,
entre todos os demais, � Gaia.
Principais Deuses
Gaia
Entre todas as divindades de The Titans, a mais importante � Gaia, a m�e da
terra.
Na mitologia da Atl�ntida, a deusa Gaia antecede todos os outros deuses, atrav�s
da cria��o do mundo da Antiguidade, come�ando por Oranos, o c�u.
Gaia se casa com Oranos e gera 12 Tit�s. Juntos, eles criam os oceanos, as
montanhas, os campos e as criaturas, incluindo os seres humanos.
Pelo fato de Gaia ter sido a criadora e a geradora da vida, � natural que ela
seja uma das deusas predominantemente orientada � economia. Cada um dos
principais deuses da Atl�ntida tem um atributo exclusivo. O atributo de Gaia � o
das terras f�rteis.
Quando os jogadores devotos de Gaia criam edifica��es, crescer� sempre em volta
delas uma vegeta��o f�rtil, denominada "lush". Os inimigos n�o poder�o construir
edif�cios sobre esta vegeta��o, transformando esta �rea em uma poderosa prote��o
contra as t�ticas que envolvem constru��es (por exemplo, o aliciamento de
cidad�os para a constru��o de estruturas defensivas pr�ximas ao territ�rio
inimigo).
Sempre que um edif�cio de Gaia � destru�do, a vegeta��o automaticamente volta a
crescer. Os edif�cios menores, como as casernas, emanar�o menos vegeta��o que as
constru��es maiores, como os grandes centros urbanos. O "lush" traz outra grande
vantagem: sempre que forem danificadas, as constru��es se regenerar�o. Por isso,
� dif�cil destruir um jogador devoto de Gaia: seu advers�rio nunca poder� deixar
uma edifica��o parcialmente destru�da. Ou destr�i por completo, ou...
![](http://www.microsoft.com/brasil/games/titans/shared/img/titans3.jpg)
Diferen�as entre deuses
No game The Titans, as diferen�as entre os deuses s�o ainda mais marcantes que
no jogo original. Cada um dos tr�s deuses da Atl�ntida tem b�nus mais tang�veis
que tecnologias mais baratas ou unidades mais poderosas. Esses b�nus est�o
intimamente ligados aos recursos de cada deus, como ocorre com o "lush" de Gaia.
Mas a vegeta��o n�o � a �nica vantagem exclusiva de Gaia, que tem v�rios outros
b�nus. Por exemplo, edif�cios regener�veis. Quando atacados, mas n�o destru�dos,
eles se auto-reparar�o para readquirir sua forma original.
Outros b�nus se referem aos aperfei�oamentos da economia que garantem maiores
cotas de alimentos, madeira e ouro, todos eles mais baratos para Gaia. Os navios
pesqueiros e as caravanas de Gaia tamb�m s�o de constru��o mais econ�mica, e
precisam de um maior esfor�o para serem destru�dos que os de outros deuses.
![](http://www.microsoft.com/brasil/games/titans/shared/img/titans4.jpg)
Poderes divinos de Gaia
Os poderes divinos de Gaia s�o coerentes com sua posi��o de deusa da Terra, mas
eles tamb�m t�m fun��es defensivas, al�m de sua �bvia expans�o econ�mica.
O poder divino de Gaia � sua floresta. Sempre que as florestas s�o abatidas em
uma �rea exposta, as �rvores voltam imediatamente � sua posi��o vertical. Essas
�rvores t�m duas utilidades: em primeiro lugar, elas agem como uma barreira,
impedindo a passagem de unidades. Em segundo lugar, as �rvores s�o uma fonte de
explora��o de madeira. Os alde�es poder�o conseguir mais madeira, com maior
agilidade, das florestas de Gaia.
Em mapas nos quais h� pouca madeira, ou em mapas que contenham muita �gua (nos
quais a madeira se torna preciosa), esta caracter�stica tem grande utilidade.
Entretanto, os jogadores Gaia ter�o que ter muito cuidado neste sentido, pelo
fato de os alde�es dos advers�rios tamb�m poderem extrair madeira das melhores
florestas de Gaia. Recomendamos que os jogadores coloquem uma floresta na
primeira cidade, logo no in�cio do jogo, pois assim eles poder�o extrair madeira
de l� antes que qualquer outro jogador chegue perto.
Este recurso n�o "gasta" seus poderes divinos. Se o jogador tiver que recorrer
�s florestas de Gaia mais tarde, poder�o ser reutilizadas como defesa, e para
mais extra��o de madeira, pois os poderes divinos de Gaia poder�o ser utilizados
por mais de uma vez. Esta � uma das caracter�sticas que distinguem os habitantes
da Atl�ntida das culturas anteriores de Age of Mythology.
![](http://www.microsoft.com/brasil/games/titans/shared/img/titans5.jpg)
Os aperfei�oamentos mitol�gicos de Gaia se baseiam tamb�m em seu hist�rico
talento para o com�rcio na Atl�ntida. Os aperfei�oamentos mitol�gicos de Gaia
est�o em seus canais, que permitem que os alde�es se movimentem com maior
rapidez. Nas narrativas de Plat�o sobre a Atl�ntida, ele menciona uma vasta rede
de canais, respons�vel pelo intenso tr�fego de recursos pela ilha.